27 de novembro de 2015

Uma Pergunta Poderosa do Coaching Contra a Ansiedade

É FATO OU CRENÇA?

Uma das perguntas mais poderosas que o Coach pode fazer, quando existe indício de Ansiedade, é te Perguntar se algo que você está falando, pensando ou esperando é Fato ou Crença.

Eu pergunto muito isso aos clientes que me procuram para fazer Life Coaching.

Sabe, muitas coisas acontecem no dia a dia, mas suponha que uma, em particular, esteja te gerando muita ansiedade. 

90% das ansiedades são originadas do discurso interno (o diálogo que você tem com você mesmo baseado nos seus próprios pensamentos) após um Gatilho.

O Gatilho é o evento.
O acontecido.

Por exemplo: "Meu chefe me disse que precisamos conversar".

O Ansioso sofre até o momento da conversa. Esteja ela daqui a algumas horas ou daqui a alguns dias.
O discurso interno o esmaga.

O espaço de tempo entre o gatilho e, nosso exemplo, a conversa, é preenchido por conversas internas baseadas no seu passado, no seu histórico ou experiências anteriores.

Anote isso:
Este discurso é apoiado no que VOCÊ ACREDITA QUE IRÁ ACONTECER! 
(Suas crenças)

É um momento, para os ansiosos, de muito sofrimento.

Toda vez que algum pensamento sobre a conversa (neste exemplo) surgir, pergunte-se "isto é um fato ou uma crença minha?"  Tudo o que for crença, coisas como “Serei mandado embora.” “Serei Promovido” “A empresa vai fechar” etc... substitua.
Mude.
Esqueça.

O discurso interno tende a se repetir sempre, até que você decida colocar outro disco pra tocar.

E eu entendo que você teve suas experiências, boas ou ruins, traumáticas ou não. 
Sim você teve.
(E não é porque alguém é formado em Coaching que ele não tenha também)

Eles estão corretos. Você tem seus motivos para ser assim.
Concordamos nisso também!

Não quero parecer insensível. 

O ponto é que é impossível construir um novo discurso sem matar o antigo.

Desapegar-se, não das experiências, mas do discurso e se abrir para novas possibilidades é fundamental para construir um novo discurso saudável.

Ao se perguntar, "o que eu estou pensando é fato ou crença?” Você quebra esse ciclo pois você mesmo percebe que VOCÊ ESTÁ CRIANDO MENTALMENTE CENÁRIOS que estão trazendo sofrimento.

Portanto, relaxe. 
Deixe as coisas acontecerem. 

LifeCoaching não é pensamento positivo, ou motivação apoiada em ilusão.

É saber que Bem ou mal, o que acontecer vai acontecer.
Se tivermos que sofrer, ou comemorar, que seja na hora certa!

Preocupe-se e trabalhe no único momento que você poderá fazer algo. 
No Presente.

Um abraço,
Ótimo final de semana.

MM


Personal & Professional Coach 


Nenhum comentário:

Postar um comentário