26 de novembro de 2015

7 Ações para encerrar o o seu ano de forma organizada,

O mundo moderno está cada dia mais corrido e confuso. 
Tornou-se normal, e aceitável, acumularmos coisas de todos os tipos. 
Acumulamos, também, emoções, situações não resolvidas e, a pior de todas, PENDÊNCIAS.

Não conseguimos nos mover na mesma velocidade do mundo e, muitas vezes, somos inseridos e ambientes e contextos que não nos interessam e não nos favorecem.

É preciso sair, é preciso renovar, é preciso reciclar.

Quando faço uma abordagem com meus clientes de Life Coaching, sempre checamos as pendências. 

Quais as coisas que estão pendentes e gerando uma energia negativa, de ordem física-psiquica-emocional, criando um atraso em sua vida?

Uma das máximas quando falo sobre o que é Life Coaching, é dizer que é a arte de enxergar a conexão entre todas as áreas da vida, buscado uma vida equilibrada. 
Afinal, uma das premissas é a de que todas as áreas da sua vida estão conectadas e influenciando-se sinergicamente.

Sendo assim, organização é a palavra para este final de ano.

Vamos renovar as energias.

Este momento é ótimo. As pessoas, naturalmente, estão propensas à iniciar um movimento de organizar suas vidas.


Segue a minha pequena lista:

1 – Doar coisas não usadas.
                
Aparelhos eletrônicos, roupas, livros, brinquedos e tudo o que você não utilizou neste ano e está percebendo que se tornaram objetos de decoração na sua casa, DOE. Não só abrirá as portas para novas energias entrarem na forma, inclusive, de coisas materiais, como também levará o bem e alegria à outras pessoas. 
Elevando assim a energia geral, o que retornará para você. Te garanto.

2 – Limpar a caixa de Emails
               
Está é uma máxima. Não há um só cliente de Coaching que não reclama do assédio e excesso de comunicação no trabalho. Simplesmente é uma guerra que não se pode vencer. A menos que você decida, com foco e determinação, terminar e vencer essa guerra. 
É possível, sente-se e vá, do mais antigo para o mais atual. Responda, delete, encaminhe, anote em sua agenda, desculpe-se, responda a convites. Aja com relação à todas estas energias paradas.

3 – Back up de Arquivos
                
O Mundo mudou. Nossas fotos, arquivos, documentos e muito mais, estão todos no mundo virtual. Mantenha um HD externo que não saia de sua casa. Deixe-o junto com seus documentos e, de tempos em tempos, faça um belo back up de tudo o que há em seu computador. 
Neste ponto, não é necessário organizar o back up, isto pode ser uma outra tarefa. O Momento agora é de poder se sentir seguro por ter tudo bem guardado e, caso uma catástrofe aconteça, suas criações e horas de trabalho e café, estão seguras.

4 – Arrumar o Desktop
                
Você é daqueles com 287132 ícones em seu desktop? É a hora da verdade. Limpe-o. Seu ambiente virtual também consome sua energia. Quando você demora minutos procurando um arquivo, abrindo e fechando documentos para tentar encontrar o desejado e outras ações decorrentes de pura Desorganização, é energia gasta. 
Uma das máximas do Life Coaching está na frase de T. Harv Eker: “A Maneira com  qual você faz qualquer coisa, é a maneira com a qual você faz Todas as coisas”
Se o seu Desktop está bagunçado, certamente, bagunça é algo que pode ser encontrada em alguma outra área da vida.

5 – Deletar Apps não usados
                
Você deve ter instalado vários aplicativos no seu celular este ano. Os da moda, os indicados dos amigos, aqueles indicados pelas revistas e blogs. Eles consomem sua atenção, atrapalham seus movimentos no seu celular e, para piorar, consomem memória do seu telefone, deixando as coisas mais lentas, demoradas e, claro, consumindo sua energia psíquica no processo. 
Fato é, hora de desapegar. Não existe Coaching para mundo virtual mas, se houvesse, ele falaria para você deletar tudo o que não utiliza dentro do seu telefone. Hora da ação. Vai.

6 – Sair de grupos do facebook
                
Foi arrastado ou arrastada para grupos que você não pediu? Por pessoas que você mal conhece? Recebe uma notificação e, ao abrir o celular, percebe que era a mensagem de um grupo indesejado? Saiba que você não é o único. 
Contudo, é uma opção sua continuar com estas pequenas frustrações, desvios de atenção e gastos de tempo. Saiba que, no longo prazo, estes pequenos desvios tem um custo enorme para você. POUPE-SE.

7 – Listar as pessoas mais importantes do ano para você e preparar uma mensagem de agradecimento.
                
Gratidão é a força da vida. No meu livro, Life Coaching - Equilibrando as 7 áreas fundamentais da vida, eu começo falando sobre isso. Temos que ser gratos. Algumas pessoas fizeram real diferença na sua vida este ano. 
Agradeça-as. 
Diga o quão importante elas foram, relembre-as das atitudes boas que elas tiveram e, certamente, elas sentirão a sua gratidão devolvendo com mais boas energias. Isso também incentivará que elas repitam a atitude, com você ou com outros, não importa, mas será uma força para o bem.


Esta foi minha lista. Hora da ação.


Vejo vocês no próximo post.
MM

Mario Henrique Meireles é Personal & Professional Coach 
Formado Pela Sociedade Brasileira de Coaching® e


Um comentário:

  1. Muito obrigado por suas postagens. Me ajudou muito a me decidir como arrumar a minha vida porque está mesmo uma bagunça agora é hora de arrumar mas uma vez obrigado 👏👏👏👏

    ResponderExcluir