8 de janeiro de 2015

Motivos vêm primeiro, resultados depois.

Estava eu no Rio de Janeiro com um casal de amigos que eu amo muito, o Thiago e a Thaís, carinhosamente chamados de Thithi e Thathá. Em nossa conversa o Thithi me falou “É verdade Mario, todos os meus amigos que tem filho também mudaram muito”.

O contexto, como você pode imaginar, era sobre as mudanças que acontecem em nossas vidas, todas elas fruto das nossas próprias transformações internas. Esse é o ponto.

As coisas não mudam. O país continua o mesmo, sua família, seus amigos, enfim, as coisas não mudam. Quando mudam, mudam muito lentamente.

Você, em contrapartida, tem o poder de mudar em minutos! Todos nós já tivemos aquele momento do “AGORA CHEGA!” ou do “EU NÃO MEREÇO MAIS ISSO” ou, de maneira positiva o “EU TE AMO”, “CASA COMIGO?” e outros dezenas de momentos que, uma decisão pura, diretamente da alma, transforma por completo as nossas vidas.

Quando, durante a conversa, o meu amigo mencionou a paternidade como objeto de mudança, foi uma tentativa de dizer o que estava por detrás do conceito de PATERNIDADE.

A realidade é que existem muitos pais que não se transformam. A Paternidade em si só não muda ninguém. O que muda tudo são os MOTIVOS QUE VOCÊ CRIA para se transformar.
É este o ponto. Você precisa encontrar ou criar motivos para te apoiar na transformação.

Se você não tiver motivos reais, fortes o bastante para criar uma mudança, as coisas não acontecerão! É igual àquela pessoa que fuma durante 15 anos e um dia decide parar. Se ela não encontrar ou criar um motivo muito forte ela sofrerá muito durante a transição.

Os motivos dão suporte emocional e psicológico para Manter a Motivação. É como se eles servissem de base para toda a construção de uma nova personalidade.

Imagine por exemplo que esta pessoa que quer parar de fumar tenha um Ataque Cardíaco causado pelo cigarro e o médico lhe diz: “Ou você para, ou você morre”, se ela for uma pessoa que ama a vida, ou tenha motivos fortes para continuar vivendo, ela irá parar, certamente! Se esta mesma pessoa, caso seja mulher, engravidar, a mesma também encontrará muito suporte para efetuar a mudança.

Será que estou sendo claro? Repito – Os Motivos vêm primeiro!

Em meu caso, quando meu filho nasceu eu estava quebrado. Morava de favor na casa de um amigo, estava com dívidas e sem trabalho. Aconteceu tudo muito rápido. Poderia continuar na mesma situação mas eu encontrei um motivo muito forte para mudar. Um motivo de ser uma referência para meu filho, de ser o melhor pai que eu pudesse ser, de conseguir ensinar coisas úteis e fazer dele um grande homem. De mudar o mundo através dele e das coisas que ele seria capaz de fazer.

Você é importante, desde que encontre um motivo para tal. Motivos dão relevância à sua existência. Você passa a ter algo a realizar, uma missão, uma tarefa... E, com isso, vem um poder incrível de transformar a sí próprio e, como consequência, o mundo inteiro.

Procure dentro de você, com honestidade e sinceridade, o que quer transformar ou mudar em sua vida. Atenção nesta hora, nos enganamos demais! Mentimos sobre como estamos bem, nos comparamos à pessoas próximas que estão piores do que nós mesmos e nos “consolamos” ou ainda, comparamos a nós mesmos em um momento passado e dizemos “agora estou muito melhor” mesmo que isso não seja suficiente ainda.

Acabe com estas sabotagens inconscientes.

Depois que você definiu os pontos que deseja, coloque bem claro os motivos VERDADEIROS que você quer. Eles tem que ser fortes, relevantes para você e alinhados com valores éticos e morais que você acredita. Caso contrário, você também se sabotará!

Esta lista de motivos é o seu combustível! Capriche, encha-a de detalhes, cores, sorrisos, coloque uma boa energia nela.

Eles serão seus suportes.



Se quer mudar de trabalho, isso apenas não basta. É o que 90% das pessoas fazem todos os dias, dizer o que querem. E como você sabe, 90% das pessoas não vivem a vida que querem.

Agora quando você, por exemplo, coloca na lista: Eu quero mudar de trabalho PORQUE: Quero expressar meus talentos em tal área desta maneira, para me sentir realizado e usar todo meu potencial criativo. Quero morar perto na praia para poder cuidar da minha saúde e ter momentos de conexão com a natureza. Quero uma empresa com um ambiente mais amigável aonde eu possa ter colegas de trabalho e amigos que se apoiam e compartilham de valores iguais aos meus, além de criarem vínculos fora da empresa.

Etc. etc. etc.

É poderoso só de ler, imagine então você escrevendo!
Quando isso brota de dentro do seu coração, vem com uma força enorme.

Isso gera motivação, saber o que quer e buscar exatamente isso é Foco. Motivação e foco juntos alcançam qualquer objetivo!

Você é fundamental neste momento.

Faça esta lista. Agora. Eu já fiz a minha e a refaço de tempos em tempos.

Então vai! Agora! Pare 10 minutos e invista em você.

Um abraço,

MM

Nenhum comentário:

Postar um comentário