21 de janeiro de 2013

Você tem medo de ser feliz?



Semana passada, durante uma sessão de coaching com um de meus coachees, chegamos à uma conclusão libertadora juntos.

Temos medo de ser felizes. A imagem que surgiu durante a sessão foi a seguinte:

Imagine uma criança, muito sofrida, filha de pais violentos e ignorantes.
Uma criança privada de alegrias e sempre muito exigida, tenho que trabalhar para ajudar em casa precocemente, sem amigos, SEM INFÂNCIA.

É muito provável que esta criança tenha desenvolvido um padrão mental de pensamento que a prive de relacionamentos saudáveis, ela possivelmente não confia nas pessoas e está sempre em um modo DEFENSIVO e desconfiado, afinal, seus PRÓPRIOS PAIS a tratavam deste jeito.


OS PAIS TEM UM PAPEL MUITO IMPORTANTE NA CONSTRUÇÃO DA ARQUITETURA DO SEU PENSAMENTO E JULGAMENTO SOBRE AS COISAS.

Vejo isso ao criar meu filho. 

Ele vê uma coisa pela primeira vez, p.ex. um Homem agredindo o outro com um soco no rosto e ME PERGUNTA: PAPAI PORQUE O MOÇO FEZ ISSO? 

Acredite, esta minha resposta, O PRIMEIRO JuLGAMENTO que ele terá a respeito deste tipo de cena, É A RESPOSTA MAIS IMPORTANTE PARA ELE.
Poderia falar diversas coisas.... filho isto é normal,é porque o outro é mais fraco, é porque o outro  o xingou, porque o outro é negro, é porque o outro é branco, é porque ele mereceu...

QUALQUER QUE SEJA A RESPOSTA... isto marcará para sempre a ARQUITETURA DO PENSAMENTO de meu filho...


Voltando ao caso da criança...

Você já viu, hoje como adulto, alguma criança que você tenta entregar um presente, por exemplo, e ela tem DIFICULDADES em aceitar? VOCÊ SABE QUE ELA QUER, mas você precisa INCENTIVAR MUITO para que ela receba o que você está oferecendo.

Similar à um cachorro que apanhou muito, ao oferecer alguma coisa, ele tem MEDO DE RECEBER, MEDO DE SER FELIZ, literalmente .


Todos temos um lado assim. Algum evento no nosso passado nos programou de tal maneira 
à resistirmos quando as coisas se apresentam para nós.
Hoje temos pessoas com dificuldades em se entregar em novos relacionamentos. Pessoas com dificuldades de se entregar à novas oportunidades. Pessoas com dificuldades de aceitar presentes e etc....

Chegamos ao ponto de pessoas terem medo de RECEBER elogios, porque relacionam isso à alguma experiência do passado.

Não aprentemos à refletir sobre o acontecido, aprender algo da situação e mover-se adiante...

O Coaching tem técnicas poderosas da PNL e da Psicologia positiva, que fazem LITERALMENTE  uma nova conexão cerebral entre IMAGENS e sentimentos, mudando a forma de pensar e agir.

É assim que a coisa funciona.... Você recebe um estímulo externo, por exempo: RECEBE UM ELOGIO, daí vc (à partir de programações do passado) associa isso à um acontecimento MARCANTE, um namorado que a elogiou muito antes de romper o relacionamento, ou m chefe que te elogiou muito antes de demití-lo, e, a partir desta associação, você tem um SENTIMENTO de hostilidade, se colocando na defensiva, e sua AÇÃO é automática, sem avaliar com consciência a real intenção por detrás daquele elogio.

É preciso recriando esta arquitetura do seu modo de pensar, liberando para novas realidades e possibilidades.

Como está seu MODUS OPERANDI ? O Seu funcionamento automático?
Ele está te ajudando ou te prejudicando?
Você merece ser feliz. Talvez você saiba disso, mas não acredite.
Acredite!
Faça-se acreditar!
Eu acredito.

Um abraço
Mario Meireles

Nenhum comentário:

Postar um comentário