22 de outubro de 2012

O Foco faz toda a diferença!


Foco faz toda a diferença.

Você já se pegou no meio de uma tarefa que você já fizera inúmeras vezes no passado mas estava com a cabeça em outro lugar? Qual a sensação? Qual a sua produtividade?

O que você vê, percebe e vive no momento depende do seu foco:




Quero propor um exercício e peço que por favor, faça-o antes de continuar a leitura...





Pergunte-se “Qual será o meu próximo pensamento??”  E fique ali. Atento...









Você perceberá um silêncio enorme... PRONTO, ali está você! Prazer! É você quem controla esta mente!

Você acabou de gerar um curto circuito mental. Você desligou o automático. Você assumiu o controle.




Assustador não é?? Este exercício vai mudar sua vida... vou falar de novo sobre ele mais à frente.








O Fato é que o seu grau de presença determina exatamente o que você está obtendo de cada experiência, o quanto você está aprendendo naquele momento e fará diferença para aonde você está indo...



Nas salas de aula espalhadas pelo mundo inteiro, existem pessoas que estão focadas na aula, no professor, ESTAO PRESENTES no momento....
na hora das provas provavelmente são as que precisam estudar menos...

Eu em um texto antigo – o valor do tempo – eu disse que você é a sua atenção! E que atenção é a única coisa que você realmente tem para oferecer para alguém.

E eu vou além. Digo que você está AONDE ESTÁ a sua atenção, Você está aonde está o seu coração!
Se você está no seu trabalho mas está pensando em sua família que mora longe, em uma viagem, em qualquer outra coisa, você está fisicamente lá, mas o VOCÊ de fato está em outro lugar... Pergunte para uma noiva uma semana antes do seu casamento aonde ela está... ela está 100% pensando no casamento, não consegue fazer mais nada...

É exatamente isso, a falta de foco impede você de fazer qualquer outra coisa.

Recupere o controle, assuma o foco, você irá produzir mais em seu trabalho, você ira sentir melhor o sabor da comida, irá para a academia com amis prazer, estará de verdade com as pessoas, estará de fato vivendo.

Uma escola muito antiga de filosofia ensinava a controlar os seus pensamentos olhando uma vela até ela queimar... e tentando não pensar em mais nada.
É muito difícil.
Somos viciados em pensar, em conversar com a nossa cabeça, em receber informação, de forma alucinada por todos os canais.
Por isso é difícil controlar os pensamentos.
Esse é um treino muito difícil.

As escolas modernas ensinam a meditar, que nada mais é do que focar apenas no corpo, desligar os pensamentos... É uma atividade dificílima para o nosso ritmo atual de pensamento.

Mas é tão transformador. Você conseguir focar,  fará sua vida se transformar, eu prometo!
Faça o exercício, esteja atento, de hoje até o final do dia.
Queira fazer isso todos os dias de manhã, declare “estarei atento à tudo hoje, à todas as sensações” Provavelmente no início vc voltará ao automático depois de 15 minutos... mas esse tempo vai aumentar com a prática até o dia que vc conseguirá ficar 24 horas atento.


Faça novamente aquele exercício.

Pergunte-se “Qual será o meu próximo pensamento??”  

Vamos com o tempo treinar outras coisas: "O que eu estou sentindo neste momento??" "Qual é o gosto deste suco??" "Qual é o toque da minah roupa no meu corpo? Aonde ela toca?" 

não existem duas laranjas iguais, como será que você não percebe a diferença...

Acho lindo as pessoas que vivem de demonstrar vinhos apenas pelo cheiro, sabor... é 100% de atençao e presença.



Esse é o poder do foco!
Este treino vai mudar sua vida!

Você no controle vai poder dizer exatamente para onde quer ir...


Estou contigo nesta mudança, conte comigo.

Um abraço grande!

Mario Henrique Meireles 

Um comentário: