30 de março de 2012

O comprometido e o Envolvido - Uma lição do café da manhã


O comprometido e o envolvido...

Mario o que que um café da manhã pode nos ensinar sobre pessoas??
Quando se trabalha com pessoas, equipes de vendas e etc... nunca podemos esquecer que estamos lidando com SERES HUMANOS.


E seres humanos, meus amigos, são difíceis de lidar. 
É preciso muito crescimento pessoal para melhor entendermos os outros.

E entender os outros é fundamental para fazer a diferença nesta terra...

É fácil perceber que as pessoas não sabem diferenciar envolvimento de comprometimento e esta história que vou contar vai deixar muito clara a diferença entre eles.

As pessoas se comprometem e envolvem de maneira totalmente aleatória sem saberem ao certo o que estão fazendo, sem compreensão da situação como um todo.

Profissionalmente nós queremos pessoas que estejam comprometidas com a causa da empresa, com a missão do grupo, com a meta da equipe, porém as pessoas não sabem o que é comprometimento, elas estão na verdade ENVOLVIDAS com você e sua equipe mas , erroneamente, acham que estão COMPROMETIDAS.


Pense no seu café da manhã, você come ovos, toma leite, presunto... Neste café da manhã você pode encontrar um belo exemplo de comprometimento e um belo exemplo de envolvimento...

A Vaca que deu o leite e a galinha que botou os ovos estão ENVOLVIDAS no seu café da manhã, e são importantes para o conjunto da obra.

Agora pense no presunto. Pense no porco. Ele está COMPROMETIDO com o seu café da manhã. Ele literalmente morreu pela causa. Ele foi além!



Em todo grupo de pessoas você encontrará estes dois exemplos. E devem existir os dois tipos de pessoas, o problema não está ai.


Sua tarefa como líder ( e você pode usar esse mesmo raciocínio para sua roda de amigos, colaboradores, familiares etc...) é saber identificar cada um.


NÃO CONFUNDA as pessoas e suas posições. Saiba quem está comprometido com você.

Comprometa-se com as pessoas certas também.

É muito triste imaginar um presunto que é jogado diretamente no lixo... Uma vida em vão!

Valorize e respeite todos, cada um em seu lugar e, seguramente, seu grupo será forte e você terá uma equipe eficiente com alta performance e produtividade.

Sem falar que alivia o stress e as cobranças desnecessárias...

Te desejo todo o comprometimento do mundo.

Comprometa-se com a vida que ela será sua melhor aliada no seu crescimento pessoal

Um ótimo final de semana.
MM

Nenhum comentário:

Postar um comentário