15 de novembro de 2011

Questione


Questione!




Nascemos e imediatamente nos encontramos em um ambiente novo, desconhecido, já preparado, concreto.

Tudo ao nosso redor se impõe. Todos querem nos moldar.

Afinal, chegamos depois, é melhor nos moldarmos.

Crescemos aprendendo a obedecer... "É melhor aceitar senão..."



Bom a história já mostrou inúmeros exemplos de como o ser humano pode ser ignorante...




Nunca nos ensinaram o valor de questionar. 


Hoje isso faz falta, hoje o mundo sofre por não saber fazer as perguntas certas que trarão as respostas para seus problemas... é irônico.


Mas este não é um texto questionando a psicologia da criação, pessoas devem estar estudando isso em algum lugar do mundo... Sejamos práticos, vamos falar de como aplicar isso às nossas vidas.


Eu digo! Questione! Se alguém disser que algo é ruim, questione! 
Se alguém te disser que algo é muito bom, Questione também! 
Questione sempre!


Como eu disse no começo, fomos ensinados a obedecer e a aceitar, e não a questionar. 
E isso faz a toda diferença.


Vejamos este exemplo; imagine a seguinte cena,
um grupo de pessoas encontra uma lagoa, linda, isolada, que ninguém conhece. A lagoa é funda, única, tem uma água deliciosa, pura límpida. Este grupo de pessoas decide que ninguém mais deve ter acesso à lagoa, por isso espalham o boato de que ela é amaldiçoada, e sabe o que acontece? Pessoas acreditam e não vão mais à lagoa!

Sabe, é sempre importante questionar as intenções das pessoas.



Quando era pequeno, minha mãe dizia que se eu deixasse o chinelo virado de ponta cabeça a mãe morria. 


A intenção dela era de que eu organizasse meu chinelo e não o deixasse jogado. 


Mas aquilo me marcou de tal maneira que se algo acontecesse com minha mãe e o meu chinelo estivesse virado, eu não me perdoaria... Que coisa horrível de se dizer a uma criança, não é? Mesmo com boas intenções.



Hoje, milhões de pessoas devem estar sofrendo conflitos internos, mutilando suas vontades e desejos para atender à  crenças e valores que não correspondem ao que elas verdadeiramente acreditam em seus corações, isso é doloroso... 

Ser forçado a ser quem você não é pode ser mais doloroso do que morrer, por isso pessoas se matam...



A realidade é que o Mundo é feito de pessoas, e pessoas querem o controle! 
Pessoas tentarão controlar você, seus hábitos de compras, suas vontades e seus pensamentos... 






Portanto, Questione! 


Não aceite as coisas sem saber o porquê, ou sem entender as intenções das pessoas.


Se o vendedor disser que o carro dele é o melhor do mundo, Questione!
Se uma pessoa disser que é muito boa, que sempre faz o bem para os outros, Questione duas vezes!
Se alguém disser que é muito ruim em fazer algo, QUESTIONE Três vezes!


Um outro exemplo, 


O diretor de uma empresa de logística naval semanalmente pedia os relatórios de Segurança das embarcações, para,se necessário, fazer intervenções, uma embarcação sempre devolvia relatórios de que estava tudo bem, sem problemas algum. O gerente de segurança do trabalho sempre mandava bons relatórios para o diretor, e esse, por negligência, não questionava o rigor dos relatórios.
Dos 20 cargueiros da empresa, apenas 1 teve acidente com vítimas (no plural)  fatal. Adivinhe qual?

Exatamente, o que falava que estava tudo bem.


A intenção do gerente da embarcação era de apresentar um bom resultado, se projetar na empresa, e garantir seu emprego. Portanto dizia que estava sempre tudo bem e que a segurança em sua embarcação era prioridade máxima!

O diretor, para seu próprio azar, não questionou a informação. Era mais cômodo.
No final, ambos perderam o emprego.


Já ouviu falar que o número 13 dá azar? E se na verdade ele der muita sorte? 
Que comer manga com leite mata? E se o iogurte de manga for uma delícia?
O número 666 é o número do diabo? E se ele for na verdade um número mágico?
Sexta-feira 13 é um dia mal assombrado? E se for o dia mais especial do ano?


Lembram da época da inquisição aonde as pessoas que tinham idéias que iam contra os valores daqueles que estavam no poder (a igreja)  eram chamados de bruxos e queimados na fogueira?
Hoje isso acontece de maneira tão sutil em nossas vidas que nem percebemos... No final, estamos todos domesticados.


Vemos absurdos diariamente mas somos incapazes de sequer expressar uma opinião. Viramos observadores, passivos diante das opressões de idéias e opiniões, tolidos tão profundamente que nem percebemos que estamos a vida está passando pela gente e a gente não estamos passando por ela.




Na realidade, se você não Questionar as coisas ao seu redor, você é inerte, indiferente para o mundo, está apenas ocupando espaço.




Questionar é fazer o seu EU valer, é se expressar neste planeta que também é seu!


Antes de dizer sim para qualquer coisa, questione.
Nas negociações, nas relações, na televisão, nas revistas, nos jornais, na internet.


Sempre pergunte-se se aquilo faz sentido pra você... Escute o seu coração e sua intuição, Sempre!


Isso vale também para o meu blog ;-) 
Não quero que você curta essa página sem antes questionar se estes textos fazem realmente sentido para você!


E você? O que você tem engolido sem entender o porquê?



Liberte-se! Já! O sofrimento é, SEMPRE, opcional... A vida é uma só pra nós a desperdiçarmos.



Um grande abraço,
Fique atento aos seus sentimentos,


Mario Meireles

3 comentários:

  1. Talvez algumas pessoas não questionem ,porque n sabem COMO questionar , sabe simplemeste o Quê questionar ! E fazer a pergunta certa faz toda diferença. Afinal as pessoas sabem o que tem que mudar no mundo , mas não sabem como , e acabam se conformando realidade momentânea .
    Então ao invés de questionar o que vc faria para melhorar o Brasil ? te pergunto Como vc faria para melhorar ?

    Abraços .

    ResponderExcluir
  2. fomos e provavelmente seremos ensinados a fazer as coisas sem questionar. é uma situação confortável, por q se vc falar não, vc estará indo contra a maioria que acha que esta certa. caramba escrevendo esse comentário eu vi q eu estou fazendo igual a maioria, e me ensinaram a ser assim porq foram ensinados a ser assim. muito revelador esse artigo que vc escreveu, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Mario eu amei essas tuas palavras de motivação, és um grande motivador. Isso que falta as pessoas enxergarem, e infeliz fomos educados a ser um deposito de conhecimento, ate mesmo na familia e na escola. Não fomos educados a ser empreendedores e a planejar a nossa vida financeira, social e ter qualidade de vida, isso é uma coisa que me entristece na sociedade hoje. Os pais incentivam o filho a fazer concurso publico pa ter uma estabilidade, e nós somos tolidos de questionar nossos pais, ai qdo tu trabalha num orgao do governo, qdo tu te aposenta o teu dinheiro diminui, porque hoje em dia a pessoa pode estudar pra cacete pra ser um professor,o estudo vale, mas os teus ganhos nao compensa na tua mao de obra de trabalho, tu nao tem liberdade pa poder viajar, tirar as ferias a hora que vc quer, fazer o seu proprio horario e ser o seu proprio patrao, eu ja quero fugir do mercado tradicional. As nossas decisoes depende mais das nossas atitudes do que do estudo, porque eu posso nao ter dinheiro, mas se eu tiver atitude e ser determinado eu vou longe e serei um exemplo pras pessoas!!

    ResponderExcluir