30 de novembro de 2010

O Que você faria se não tivesse medo?

Liderar é, sobretudo, tomar decisões e assumir as conseqüências das mesmas.
Li esta semana na Época negócios, que tratava apenas deste assunto, sobre como a vida de líderes e liderados está intimamente conectada, e que a maneira com a qual o Líder conduz a empresa impacta diretamente a saúde física e mental dos liderados. (Leitura obrigatória)
Liderar não é Fácil. Não espere por isso!
Os holofotes estão sempre sobre você.
Se você acertar, o mérito é da equipe. Se você errar, a culpa é somente sua.

A pressão é enorme e a má notícia é que ela aumenta proporcionalmente ao seu crescimento.
A sua esposa quer mais atenção sua, seus filhos exigem mais tempo seu, seus liderados querem mais compreensão, os acionistas e sócios mais retorno, a sociedade quer mais responsabilidade.
No meio disso tudo está você, que a certa altura só quer sobreviver ao Stress e não ter um ataque cardíaco!
Como não ter medo em um cenário como este? Ninguém gosta de errar, muito menos de magoar os outros ou fazer uma escolha ruim.
Todos têm medo da exposição, da solidão, da pobreza, do ridículo, de sermos humilhados e principalmente, temos muito, mas muito medo da opinião dos outros.
O que você faria se não tivesse medo de nada disso? Como você se vestiria? Aonde você iria? O que você estaria fazendo AGORA se não tivesse medo? Estaria no mesmo trabalho? No mesmo relacionamento? Morando na mesma casa? Mesma cidade? No mesmo País?!?!
Toda vez que eu vejo meu filho eu relembro da frase da música do Cazuza, “O tempo não pára”.
É um bem precioso e desperdiçá-lo não é nada sábio, então Mexa-se já.
Anote agora o que eu vou lhe dizer.
Você faz as coisas na vida por dois motivos apenas, DOIS, e todos os outros se encaixam em um deles.
VOCÊ FAZ AS COISAS POR AMOR OU POR MEDO.
Ou você trabalha porque ama o que faz, ou trabalha por medo de não pagar as contas e das conseqüências.
Ou você faz esportes porque ama, ou porque está com medo de perder a saúde. E por aí vai...
Liderança, como nós imaginamos para o futuro, feita por líderes mais humanos, deve ser a liderança guiada pelo amor.
Que nós tomemos nossas decisões com personalidade!
Uma pessoa sem Personalidade nunca será um Líder de verdade, é pré-requisito básico.
Personalidade é sinal de coragem.
Personalidade é sinal de Fortaleza.
Personalidade é sinal de Convicção!
É a pura Atitude expressa através de você!
Que as pessoas enxerguem em você uma pessoa forte, que tem princípios e acredita no que pensa.
Se você conseguir transmitir aos outros essa idéia através de sua atitude, sua liderança durará para sempre.

As pessoas se apaixonarão pelas suas idéias. E as idéias, meu amigos, são eternas...
Que tal mostrar um pouco mais de personalidade hoje hein?
Pergunte-se, “O que eu faria se eu não tivesse medo?”
 
Um abraço,
Mario Meireles

2 comentários:

  1. Adorei!

    Tomamos decisões por amor e por medo (dor) o medo entra pq rola aquela visão sistêmica; se chegar tal data e vc não tiver realizado seu objetivo, como vc vai se sentir? Péssimo. Óbvio!

    Vivemos numa sociedade onde todos a sua volta te pressionam e querem resultados, onde hoje em dia valorizam mais o TER do que o SER e é preciso mostrar de forma tangível que você chegou lá, (sucesso através do status). Mas não há pessoa mais exigente do que você mesmo. Se eu não tivesse medo eu exigiria menos do meu EU, me cobraria menos.

    Bjkas =)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!
    Mas se não tivesse medo, venderia uns 100 produtos por dia de minha loja virtual porque são produtos muito bons com ótima qualidade e tem um bom preço.
    Confira:http://www.milnovidadeshop.com.br/produto.asp?idTipoProd=O6&Affiliate=milnovidadeshop$$BLOGMAMEINETWORK_020411
    ou
    http://somentehoje.milnovidadeshop.com.br/?affiliate=milnovidadeshop$$BLOGMAME_020411
    e www.milnovidadeshop.com.br
    http://somentehoje.milnovidadeshop.com.br

    ResponderExcluir